Texto de Catarina Ribeiro
Fotografias por Kianu Lima

18 de Março 2017
@Titanic Sur Mer, Lisboa

Foi no passado sábado, dia 18 de Março que os Alcool Club pisaram o palco do Titanic Sur Mer para apresentar o seu “Rap Proibido”. Uma noite que contou também em cartaz com outros nomes que merecem igual atenção, o grupo ORTEUM e o jovem Uno.
Com as pré-reservas esgotadas e o público a juntar-se desde cedo à porta para garantirem o seu lugar, esperava-se uma sala cheia e um bom ambiente.

Tocavam as 23 horas e assim se abriam as portas mas, para desgosto dos mais atrasados, cá fora começou-se a ouvir que os bilhetes estavam já esgotados.
Dentro da sala podíamos ver os artistas juntos a um canto a conviver, o público em rodas de fumo e um ambiente que se esperava aquecer assim que as atuações começassem.

Alcool Club, Orteum & Uno @ Titanic Sur Mer

O rapper Uno foi o primeiro a subir ao palco e apesar de nem todo o público presente conhecer o seu trabalho, o artista pareceu conseguir um grupo de fãs que o recebeu com vários gritos de apoio. A atuação continuou em crescendo e contou com a presença de Benny Broker e Pilha nos pratos, assim como Vácuo e TK que acabaram também por pegar no mic.

Alcool Club, Orteum & Uno @ Titanic Sur Mer

Seguiu-se ORTEUM, o grupo composto por Mass, Tilt e Nero já anda há alguns anos nesta caminhada e a prova disso foi a excelente atuação que proporcionam ao público presente. Uma prova de qualidade, afinal de contas O Rap Tuga É (mesmo) Uma… Maravilha que, a contar com eles, está guardada em boas mãos.
Pudemos ouvir temas mais antigos e também temas mais recentes presentes na mixtape “Perdidos & Hachados” lançada em 2016. Beware Jack, L-Ali e Vácuo foram os três​ convidados de ORTEUM que se juntaram a estes para apresentarem os temas que têm em conjunto.

Alcool Club, Orteum & Uno @ Titanic Sur Mer

O momento mais esperado por todos estaria prestes a começar e os primeiros a chegar a palco foram o excelente produtor Richard Beats e o mestre dos pratos Thundercuts.

Foi ao som de “Rap Proibido”, o mais recente álbum de Alcool Club lançado em Dezembro de 2016, que os mc’s subiram a palco e com eles um convidado especial Gabriel de Rose para os acompanhar na guitarra e durante toda a atuação teve sempre espaço para mostrar os seus dotes e fez soltar imensos aplausos​ do público.
“Rap Proibido” foi apresentado na íntegra e os presentes ainda tiveram oportunidade de ouvir faixas mais antigas dos mc’s de Sines – “Nasty girl”, “Sério”, “Qualquer coisa e um pouco de jazz”, “Atlantis”, “Cara Legau” e”Drunk” são alguns exemplos dessas faixas.

Não podemos deixar de realçar a apresentação do tema “Equilíbrio” com a especial colaboração de Sara D Francisco, que fez questão de estar presente e foi convidada duas vezes a subir a palco para mostrar os seus dotes musicais. O público mostrou-se contente e até tiveram a oportunidade de ouvir por duas vezes o tema.

Alcool Club, Orteum & Uno @ Titanic Sur Mer

Chamados a palco foram também Mass, Sangue Bom, Keni, D. Nigga e ainda Beware Jack.
Durante toda a atuação Praso e Montana mantiveram o contacto com o público, álcool e fumo eram coisas que não podiam faltar e os presentes faziam​ também questão que isso não faltasse em palco. Houve ainda tempo para fazer comparações do público de Lisboa ao reconhecido fulgor do público do Porto que os recebeu a uns anos atrás e, como seria de esperar, a reacção foi imediata com o público a fazer-se ouvir e mostrar bem vivo.
Como já nos vão habituando, Alcool Club fazem do palco a sua casa e do público a sua família e neste concerto as coisas não foram diferentes – O ambiente estava incrível e, se assim fosse possível, poderíamos facilmente ter ficado ali mais horas seguidas a ouvi-los.

O fim da noite ficou entregue a Dj Thundercuts com a missão específica de passar apenas sons antes de 2000.
O público começou logo depois a dispersar, mas no rosto de todos poderíamos ver o sentimento de satisfação pela boa noite de rap que tinham presenciado.
Podemos dizer que o Titanic afundou ao som de bom Rap e que, proibido ou não, a verdade é que encheu a casa e supriu as expectativas que estavam a bom nível antes da noite começar.

Texto de Catarina Ribeiro
Fotografias por Kianu Lima

Galeria de Fotos
Alcool Club, Orteum & Uno @ Titanic Sur Mer

Leave a Comment