Embora, de um modo geral, passe ao lado de uma considerável parte dos entusiastas do hip-hop e rap português, o rap em crioulo tem sido responsável pelo aparecimento de rappers de notável qualidade e relevância para a definição do estilo no nosso país. O movimento tem-se exibido vivo, ativo e de boa saúde, com cada vez mais artistas a revelarem vontade de ‘sair da toca’ e de se mostrarem ao mundo, motivo de regozijo para os verdadeiros fãs.

Como um dos maiores exemplos dessa situação, e em cada vez maior destaque no panorama do rap em crioulo, em Portugal, encontra-se Mota JR. O rapper natural da Baixada começou a chamar a atenção dos amantes do género com o lançamento da mixtape “Pega Discarrega”, disponível desde o ano passado, que terá direito a um segundo volume em breve, ao que tudo indica.

“Desabafo”, uma das faixas de melhor qualidade da primeira mixtape de Mota JR.

Lançada a sua mixtape de estreia, o rapper não se acomodou ao trabalho até aí levado a cabo e, pouco tempo depois, já estava a lançar novas músicas, que farão farte do seu próximo projeto, “Pega Discarrega 2”. A inteligente e perspicaz visão que tem ao nível da divulgação do seu trabalho nota-se também na contínua elaboração de videoclips para acompanharem as suas faixas. Mota JR tem, diga-se, dado grande importância a este factor, prosseguindo com a produção de vídeos, inclusive, para músicas já disponíveis há mais tempo e que inicialmente não haviam tido direito a videoclip.

Alguns meses após o seu lançamento, “Nu bai” recebeu um videoclip à altura.

Desde logo deu para perceber que Mota Jr tem um estilo que não agrada a todos; nem é esse, aliás, o seu objetivo. As músicas do rapper relatam um mundo que muitos não irão compreender e com o qual menos ainda se identificarão, a que se juntam batidas musicalmente emotivas e letras bastante explícitas e reveladoras da sua realidade. No entanto, a genuinidade e autenticidade presentes no trabalho desenvolvido por Mota JR são de realçar, tratando-se, muito provavelmente, das características que melhor definem o artista e que mais responsabilidade terão na sua aceitação perante os apreciadores de street rap no seu estado mais puro.

“Si eRa sO Mi” é um dos sons mais recentes do rapper.

Apesar do seu ainda curto percurso, Mota JR, pelo que foi possível ver no registo que desenvolveu e disponibilizou até esta altura, é garantia de um trabalho sério e de respeito pelos seus próprios valores e origens. Um compromisso consigo mesmo, com o seu rap e com a sua genuinidade, que lhe estão a atribuir expressão e a ser responsáveis por bastante consideração no panorama do rap. Consolidando as suas inatas qualidades, Mota JR irá, certamente, dar ainda muito mais que falar. Estamos na presença de um rapper ambicioso e que quer deixar a sua marca na história do rap em crioulo. Os primeiros passos estão dados, faltando agora a Mota JR fortalecer a sua posição no meio e dar continuidade ao promissor trabalho desenvolvido na sua primeira mixtape, algo que acontecerá com naturalidade caso o rapper se mantenha fiel a si mesmo e à mensagem que transmite. Venha a “Pega Discarrega 2”!

Leave a Comment