Dia 18 de Novembro as atenções do movimento Hip-Hop centram-se em Lisboa, mais precisamente na Associação ADN em Benfica, para receber o evento Rockaforte Battle. Catarina Costa e Paulo Ingebritsen, ou mais conhecidos como Bgirl CeeCee e Mr. Guebz, são os responsáveis por esta iniciativa que promete ser apenas um pequeno passo para algo maior que virá contribuir e impulsionar a cultura Hip-Hop no nosso país. Curiosos, decidimos trocar algumas palavras com os próprios na esperança de desvendar um pouco mais do que podemos esperar para esta grande festa que está já preparada para o próximo sábado!

H2T – De dançarinos a organizadores deste Rockaforte Battle. Falem-nos um pouco de vocês e da vossa ligação a esta arte.
Catarina:
Comecei a dançar muito cedo (4 anos) ballet e sempre adorei experimentar vários desportos e artes, mas só aos 19 anos comecei a frequentar aulas de dança e aos poucos a ligar-me à cultura Hip-Hop. Acho fascinante aquilo que a cultura pode trazer a cada um e o quanto nos faz descobrir sobre nós mesmos. Tendo estudado/trabalhado na área de eventos, adoro poder juntar as duas coisas e criar eventos inovadores para os artistas.
Paulo: Desde muito cedo que me interessei pela cultura Hip-Hop, tive oportunidade de ter integrado todas a vertentes e dessa forma apaixonar-me pela cultura num todo. Hoje em dia defino-me como bboy e produtor musical, e tento ao máximo passar tudo aquilo de melhor que esta cultura tem para os mais novos quer seja dando aulas/workshops ou organizando eventos.

H2T – Como surgiu a ideia de criar a Rockaforte Battle?
Queremos dinamizar a cultura Hip-Hop em Portugal e decidimos começar com um evento de angariação de fundos para um projecto maior. Quisemos criar um conceito diferente e daí basearmo-nos no conceito do vinil, sendo um dos instrumentos mais antigos utilizados pelos djs para passarem os sons nos quais os bailarinos dançavam.

RF_STDate

H2T – Expliquem-nos um pouco o formato desta competição a que iremos assistir no dia 18 de Novembro.
Teremos battle de Hip-Hop (1vs1), Breakdance (1vs1) e breakdance kids (1vs1). Acreditamos que as crianças (até aos 15) que começaram há pouco tempo se sentem mais à vontade a batalhar contra pessoas com a mesma experiência/idade delas. Irá existir a forma de um vinil no chão, onde a ocupação do espaço pelos bailarinos será avaliada pelos jurados, assim como a musicalidade e técnica. Após a battle, o objectivo é todos ficarem a jantar no local e a conviver até chegar a hora da after-party, com djs e actuações.

H2T –  Quem pode participar e como são feitas as inscrições?
Todos podem participar, qualquer idade e género. As inscrições são feitas através do site: http://www.rockaforte.pt/inscricao/

H2T – Falem-nos um pouco do projecto além ‘Rockaforte Battle’, para o qual serve esta angariação de fundos. O que é ou virá a ser a xfoundation?
 O projecto será apresentado dia 18 de Novembro na Rockaforte Battle mas podemos adiantar que será um projecto para todos os artistas, onde queremos organizar eventos regulares para a comunidade de forma a dinamizar a cultura e consequentemente  promover uma evolução mais rápida da mesma.

H2T –  A unificação das vertentes do Hip-Hop é um dos vossos focos. Expliquem-nos porquê e como vêm actualmente este movimento?
Sentimos que cada vez mais cada vertente está muito separada e que quando há um evento de dança apenas vão os bailarinos, quando há um evento de graffiti só os writers vão e por aí fora… E, sendo que o Hip-Hop é uma cultura, que sempre cresceu com as 4 vertentes, acreditamos ser fundamental a unificação de todas para a evolução do mesmo.

H2T – Querem deixar o convite para ninguém faltar a partir das 14h deste próximo dia 18 na Associação ADN em Benfica, Lisboa?
Claro. Eu acho que para quem nunca esteve num evento de Hip-Hop de verdade a Rockaforte Battle é o evento ideal para se iniciar, porque envolve tudo aquilo que faz esta cultura ser o que é. Vamos ter obviamente  uma grande competição com os melhores dançarinos a nível nacional, djs, writers, mc’s, etc, um jantar convívio a acontecer logo a seguir às batalhas no local e claro a nossa after party que arranca ás  21h00 com Camboja Selecta e Thi Jay Apu no comando. Apareçam no sábado porque será certamente um evento feito de “nós para nós “ e como tal irá espelhar a essência daquilo que é a cultura Hip-Hop! Toda a gente será bem vinda.

Artistas já confirmados:

rockafortebattle

Leave a Comment