Era domingo. Tipicamente seria o dia para relaxar, estar com os amigos, a família e até para preparar a semana que viria. Mas este domingo não ia ser assim.

A MXM, estúdio dos Momentum Crew, no Porto, albergou na tarde do domingo passado três competições: a qualificação para a competição internacional Battle Pro, uma batalha de Allstyles e a qualificação de Kids para a Porto World Battle, já fazendo pensar seriamente no próximo ano.

Deeogo

Apesar do início das batalhas estar marcado para as duas da tarde, como é típico em muitos eventos, só se começou pouco mais de uma hora depois. Mas, como também é típico quando eventos de dança atrasam, ninguém se importou porque se há uma coluna, há beat e se há beat o tempo passa depressa.

Mix tomou conta do microfone, já que Max era um dos júris das qualificações de bboying, a par de Venum (da crew americana Skill Methodz), júri da Bboy Gala que decorreu na noite de sábado, e Cheerito, vencedor da Bboy Gala.
Sílvio Ferreira, Catarina Campos e XXL foram os júris da batalha de Allstyles, competição que abriu a pista.

Venum

Foram sete as crews a entrarem nesta batalha, mas logo se destacaram três: a crew constituída por três bboys, todos eles convidados para a Bboy Gala – Grazy (Espanha), Uzee Rock (Ucrânia) e Cheerito (Rússia); e as crews de dois dos expoentes do hip hop português – Comics de um lado, acompanhado do bboy Douglas e de Katiuska, e do outro Duarte Valadares, lado a lado com o krumper Hélio Gressive e o bboy Foundkid. Por isso não foi de estranhar que duas destas crews fossem as finalistas.

Comics

A crew de Comics derrotou o popper Paulo Faria, que chegou acompanhado de outro krumper (três crew trouxeram krump, uma brisa fresca nestas batalhas) e outro popper, e a Aliança Kizomba (agora vocês perguntam a quem pertence o nome desta crew… adivinham? É mesmo o nome dado para a crew que juntou Duarte, FoundKid e Gressive.) perdeu contra as estrelas da Bboy Gala, que fizeram com que o público duvidasse se eram mesmo bboys e se tinham, na verdade, ossos. A final foi, à semelhança das semifinais, carregada de energia e técnica, não deixando os detalhes ao acaso, mas foi o trio internacional quem levou o prémio para casa.

Cheerito

A qualificação para a francesa Battle Pro foi quem trouxe mais participantes, apesar do sul do país não estar tao bem representado como é costume (talvez porque a Rockaforte Battle tinha tomado lugar no sábado e, claro, “roubado” alguma energia).

Ainda assim, nomes como Mucha (Natural Skills), FoundKid (ZooGang), Wilson (Natural Skills), Pedro (Momentum Crew), Deeogo (Momentum Crew) ou Titas não deixaram de marcar presença. A par destes já conhecidos nomes portugueses, juntaram-se Grazy e Xak, finalista da Bboy Gala e membro da crew espanhola Arcopom.

As semifinais traduziram-se também nesses mesmos nomes conhecidos – FoundKid vs Xak e Mucha vs Deeogo. A final trouxe Arcopom contra Momentum Crew, com o sabor espanhol a sair vencedor, ainda que numa batalha muito renhida e cheia de espectacularidade.

Grazy & Xak

Já a qualificação para a Kids Battle da Porto World Battle foi um pouco mais neutra, com apenas quatro participantes. A final trouxe os bboys Pedro e Tiago em confronto, com o bboy Pedro a sair vencedor.

Tiago Neto

Já passava das sete da noite quando tudo acabou. A noite era tomada de assalto por uma cor negra, mas naquela sala de estúdio nada era escuro. Eram sorrisos, pessoas a despedirem-se e a prepararem-se para a longa viagem de regresso a casa e algumas selfies. Era o resultado de um domingo de convívio, daqueles que sempre pensamos que temos de repetir.

Texto e Fotografia: Joana Nogueira

Fotogaleria de Joana Nogueira

Undisputed Battle Pro & Pwb Kids & Allstyles Battle

Leave a Comment