Chamada de atenção a todos os cantores indie: o online é vosso!

Antigamente os cantores indie eram pouco aceites no mundo da música porque “não eram suficientemente bons para conseguir a aprovação de uma editora musical”. Atualmente o cenário é outro e, se por um lado ainda é possível passar na aprovação por parte de uma editora, é igualmente valioso publicar por si próprio.

Muitos são os cantores que têm aproveitado as oportunidades que esta nova forma oferece. Para tal criam contas no Instagram ou no Facebook, partilham algumas das músicas no YouTube e vendem álbuns tanto nos próprios websites como em plataformas próprias – como é o caso do Spotify.

Alguns destes cantores independentes, inclusivamente, vão mais longe e criam canais no Youtube para puro entretenimento e que vão além das suas músicas. As possibilidades são muitas mas, mais importante, a liberdade artística associada não tem limites!

Como se tornar um cantor indie?

Com ou sem banda: isso não é importante já que os passos associados ao sucesso são os mesmos. Caso queira começar uma carreira como cantor independente, estes são os passos que deve seguir.

1. Crie música

Parece muito óbvio mas muitos cantores esquecem-se que para se ser artista é necessário criar arte, no caso dos cantores, criar música. Portanto comece por aqui, crie música e não tenha medo de explorar vários estilos musicais – caso tenha, ou não, encontrado o seu.

2. Ofereça algum material gratuito

Ninguém investe no que não conhece – e isto não é só do tempo da internet. Portanto, antes de conseguir vender a sua arte, terá que oferecer alguma gratuitamente. O YouTube é um excelente local: publique algumas musicas de forma totalmente gratuita.

3. Crie ligação com os fãs

As redes sociais são uma excelente forma de se conectar com os seus fãs e de os deixar a par de todas as novidades. Partilhe um pouco do seu dia-a-dia ou partilhe o processo de criação, afinal, quanto mais o conhecerem, mas a sua música será relevante.

Está pronto para o desafio?